top of page

Em 1986 quando se deu ao inicio a prática do futebol americano no Rio de Janeiro, os poucos interessados em praticá-lo perceberam que não possuíam o material necessário para reproduzir completamente o futebol americano de campo (praticado nos EUA), pois o único material que eles dispunham era a bola trazida dos EUA (como resultado da admiração pela cultura esportiva americana) e os protetores bucais comprados nas lojas de esporte no Brasil.

 

Neste sentido, essa admiração pelos times, jogadores e de forma geral pela NFL, se traduziria no desejo de praticar algo que em parte poderia ser interpretado como futebol americano. Este desejo fez com que Robert Segal e Thomaz Brasil contagiassem outros dezoito amigos que resolveram jogar futebol americano na praia de Copacabana, assim nasceu o futebol americano de praia conhecido internacionalmente como Beach Football.
 

Com o boom de TV´s a cabo no Brasil e com transmissões na TV aberta o esporte ganhou popularidade nos anos 90, assim o Flag football começou a ser implantado em São Paulo nas escolas, fazendo parte da grade de educação física. Em 1991 surge a primeira equipe de futebol americano de grama, o Joinville BlackHawks, fundado por Dennis Prants, equipe que em 1994 passa a ser chamado de Joinville Panzers.

Somente a partir da última década que a pratica do esporte começou a ser difundida de forma maciça em 2000 começa o Carioca Bowl (Campeonato no Rio de Janeiro realizado na areia) e depois de vários amistosos e torneios realizados na região sul, foi organizado em 2006 o primeiro Campeonato de grama no Brasil, a Liga Catarinense de 2006 contou com a participação de 4 equipes (Joinville Panzers, Brusque Admirals, Floripa Istepôs e Jaraguá Breakers), e em 17 de novembro de 2007 a Seleção Brasiliera de Futebol Americano participou de um amistoso contra a Seleção Uruguaia em Montivideu, jogo realizado com todas as proteções desejáveis para a prática do esporte, o resultado foi a vitória da Seleção anfitriã por 20 x 14.

 

Se em 1986 eram cerca de 20 praticantes, em 2006 à AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) conta com aproximadamente 600 atletas inscritos, fora os técnicos, e profissionais que movimentam a AFAB.

No dia 25 de outubro de 2008 o futebol americano no Brasil começa a ser praticado com a utilização de todos os equipamentos de proteção (shoulder pad e capacete) o jogo foi entre as equipes do Curitiba Brown Spiders e o até então Barigui Crocodiles, jogo realizado em Curitiba/PR, o Brown Spiders sai vencedor por 33 a 10. No ano de 2009 o Campeonato Catarinense começa a ser praticado com o uso dos equipamentos de proteção, sendo o primeiro Campeonato Estadual com a utilização de equipamentos, no mesmo ano foi lançado o primeiro Torneio Nacional, que foi denominado de Torneio Touchdown, vencido pelo até então Rio de Janeiro Imperadores.
 

Em 2010 é criado a Liga Brasileira de Futebol Americano – LBFA, campeonato de nível nacional, assim com o Torneio Touchdown. Sendo o Cuiabá Arsenal Campeão da LBFA e o Vila Velha Tritões Campeão do Torneio Touchdown.


Atualmente no Brasil existem várias equipes de Futebol Americano disputando vários campeonatos, sejam eles estaduais ou nacionais. Na pesquisa realizada até a presente data, não conseguimos um número exato de times de futebol americano em atividade no País, de forma que para não passar uma informação errada não colocamos aqui os nomes dos times.

As atuais ligas nacionais são:


Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) - antiga AFAB;

 

Torneio Touchdown (TTD);

 

Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA).
 

A História do Futebol Americano no Brasil
bottom of page